Existem diversos tipos de lançamentos digitais, sendo que os mais conhecidos são “A Fórmula de Lançamento, Lançamento Perpétuo, Lançamento Meteórico, Lançamento Passariano e Relâmpago”.
Somente na Fórmula de Lançamento existem 6 modalidades possíveis de se lançar no mundo digital, que são as seguintes:
Lançamento interno
Esse tipo de lançamento se chama interno porque ele é voltado para a própria base de contatos. Sua chance de ter um alto faturamento é maior, já que aquelas pessoas já te conhecem.
Lançamento externo
O lançamento digital externo ocorre logo após o interno, ele te ajuda na construção de parcerias. Além disso, é uma boa forma de criar listas de contato a partir da imagem que a empresa já construiu.
Mas esse tipo de lançamento requer alguns cuidados, como, por exemplo, ele deve ser feito de forma estratégica em conjunto com o lançamento interno. A previsão do retorno financeiro quando isso acontece é bem mais alto, porém demanda um maior investimento de dinheiro e de tempo.
Lançamento semente
O lançamento semente é uma das formas mais fáceis de lançar um produto ou serviço, por isso ele é mais indicado para as pessoas que ainda não têm muita experiência. A principal característica do lançamento semente é que você não precisa ter um produto pronto no momento da execução dele.
O foco da estratégia está em atrair pessoas interessadas em um assunto e captar delas seus principais problemas e desejos. Pois assim você vai conseguir criar um produto totalmente direcionado a elas, aumentando bastante as chances de venda quando o produto estiver pronto.
Lançamento relâmpago
Esse lançamento acontece em um período de 4 a 7 dias, e pode ser feito por e-mail marketing, mesmo que você ainda não tenha uma lista de leads,podendo usar a sua própria base de clientes.
A grande sacada do lançamento relâmpago é criar uma oferta única em um curto espaço de tempo, criando uma forma das pessoas comprarem essa oferta em um curto espaço de tempo, oferecendo bônus e condições especiais.
Lançamento de afiliado
O lançamento de afiliado é parecido com o relâmpago, mas a diferença está na oferta de produtos de terceiros, muito comum no marketing de afiliados. A base desse lançamento digital está no oferecimento de produtos atrelados à oferta.
Por exemplo, oferecimento de serviços incluídos no lançamento, oferta de bônus exclusivos ou valor promocional apenas durante o período do lançamento.
Lançamento perpétuo
O lançamento perpétuo é um dos lançamentos digitais mais lucrativos, pois não tem prazo de duração. Ele consiste na repetição de um lançamento anterior para novas pessoas que começam a fazer parte da sua lista.
Além de economia de tempo, você tem a possibilidade de automatizar o lançamento para todos os seus novos leads. Porém, para que você tenha sucesso no lançamento perpétuo, precisa ter feito um ótimo lançamento interno anteriormente, com um bom fluxo de leads e boas ferramentas de automação de marketing.
Existe também um tipo de lançamento que se chama Meteórico, esse é o que eu amooooo de paixão! É geralmente o lançamento que eu faço com meus mentorandos no começo da carreira deles.
É muito rápido e simples de se fazer, pelo whatsapp ou telegram.
As estratégias são bem assertivas e o profissional consegue se lançar em um breve período, mesmo sem ter experiência ou estudos de caso.
Obviamente, o ponto principal de um lançamento digital é o público-alvo. O estudo do mercado deve ser feito com bastante atenção e cuidado, de modo a construir a sua persona e direcionar toda a estratégia para ela.
Como funciona o lançamento digital na prática?
O funcionamento de um lançamento digital se divide em 3 grandes etapas: relacionamento, lançamento e entrega. Vamos analisar esses pontos agora.
Relacionamento
O ponto principal de um lançamento digital é o público-alvo. O estudo do mercado deve ser feito com bastante atenção e cuidado, para construir a sua persona e direcionar toda a estratégia a ela.
O ponto chave é você ter uma audiência fiel e ligada nos seus conteúdos, não importa o canal. Você pode usar o Youtube, Blog ou redes sociais, mas o ideal é estar presente em diferentes tipos de canais. Foque principalmente na construção de autoridade e na valorização da sua marca.
Lançamento
A fase do lançamento vai ter uma característica importante: a oferta exclusiva disponibilizada por um período de tempo limitado. Você deverá detectar a hora em que a sua audiência está consolidada e pronta para receber a oferta, e isso pode demorar semanas ou meses.
É nesse momento em que acontece todo o conteúdo persuasivo e técnicas de copywriting. Depois de todo um trabalho de planejamento e construção de audiência, a expectativa e a escassez geradas nesse período serão o principal combustível para as vendas acontecerem.
Entrega
Aqui, o relacionamento já foi construído e a audiência já está consolidada, então está na hora de entregar o prometido. Não importa qual seja o produto ou serviço, o pós-venda é fundamental.
Não faça igual muitas empresas que desaparecem após a venda! Após o lançamento digital, você deve continuar um relacionamento junto aos seus clientes. Nessa fase você resolverá possíveis problemas e vai captar feedbacks que vão te ajudar em lançamentos futuros. E ainda poderão surgir cases de sucesso que servirão de prova social do seu trabalho.